7 Dicas para elevar o nível de concentração nos estudos

7 Dicas para elevar o nível de concentração nos estudos

A preparação para o vestibular não é fácil. A quantidade de matérias e conteúdos que precisam ser estudados, revisados e memorizados parece assusta quase todos os estudantes; principalmente novatos na vida de vestibulando. A caminhada rumo à aprovação no curso dos sonhos pode ser árdua, mas, de qualquer forma, no final será recompensante.

Estudar por si só já é uma tarefa bem complicada, não é mesmo? Imagina então a dificuldade daqueles estudantes que não conseguem ter concentração na hora dos estudos. Reter conhecimento suficiente para gabaritar as questões na hora da prova é um desafio muito presente na realidade dos vestibulandos. Ainda bem que hoje possuímos a internet e agora todo conhecimento pode ser compartilhado de forma mais ampla, rápida e fácil. Pensando nessa dificuldade que está muito presente, nas salas de aulas de colégios e cursinhos, separamos 7 dicas para elevar o seu nível de concentração nos estudos. Então, se você faz parte do grupo de estudantes que têm dificuldade para focar na hora de dominar os conteúdos continue lendo.

Por que possuímos dificuldades de concentração?

Antes de prosseguir com as 7 dicas para elevar o nível de concentração nos estudos, é necessário que você vestibulando entenda que essa realidade faz parte da vida dos seus “concorrentes”, e até mesmo, universitários e profissionais de diversos ramos.

Quando estamos encarando o problema da falta de concentração na famosa “hora da verdade” costumamos nos culpar e achar que somos as únicas pessoas a não ter facilidade em focar nas tarefas importantes. Nossa mente entra nesse ciclo de viagens entre pensamentos ruins (ou paralelos) ou na observação de detalhes mínimos, como encarar pontos vazios da nossa sala de estudos ou coisas do tipo. Mas a verdade é que muitas pessoas passam por isso.

A dificuldade de concentração nos estudos pode ter diversos motivos ou aparecer de maneira natural. O que faz toda a diferença é a maneira como você lida com esse sentimento de dispersão e volta seu foco para a atividade que está sendo realizada no presente e que tem maior prioridade. Confira a seguir motivos que podem ser considerados causadores da dificuldade de concentração.

  • Ansiedade
  • Organização do local de estudos
  • Aparelhos de interferência comunicativa (em sua grande parte celulares)
  • Cansaço mental ou físico
  • Barulhos ou ruídos
  • Pessoas presentes no momento da atividade prioritária

Existem outros motivos e isso pode variar conforme cada realidade. Porém, esses são os principais e mais relatados por psicólogos educacionais.

Ansiedade: Como controlá-la na hora dos estudos?

A ansiedade é um problema que intensifica a falta de concentração na hora de estudar. Muitos estudantes e principalmente vestibulandos, reclamam da velocidade e da dispersão dos seus pensamentos na hora dos estudos. Aqueles momentos entre as leituras e revisões que os pegam e causam aquela paralisação e infelizmente, muitas vezes, o desânimo e a falta de foco. “Será que a prova vai ser difícil?” “Será que estou estudando corretamente?” “Será que vou ser aprovado?” essas são algumas questões que muitos estudantes costumam fazer durante o momento de ansiedade nos estudos.

Você, vestibulando/concurseiro, precisa entender que a ansiedade numa fase como essa é normal. O que você não pode permitir é que ela tire o seu foco do momento presente e da sua atividade de prioridade (que no caso é estudar e revisar os conteúdos para garantir sua vaga no ensino superior). Você pode consultar o psicólogo do seu colégio ou cursinho, e se no caso a instituição que você estuda não possuir esses profissionais, busque fazer atividades que o ajudam a relaxar e   a diminuir a ansiedade.

Nossas dicas são:

  • Praticar exercícios físicos leves e agradáveis regularmente (caminhadas por exemplo)
  • Reservar tempo livre antes de estudar para assistir a um filme ou a um documentário que seja importante para entender algum conteúdo
  • Ouvir música

Agora que você já entendeu o que pode atrapalhar você, confira a seguir as 7 dicas para elevar o nível de concentração nos estudos.

7 Dicas para elevar a concentração nos estudos

Agora que você já entendeu que é normal ter aquela “escapada” de atenção na hora de reter o conteúdo e os pontos negativos que podem te distrair com facilidade, confira a seguir 7 dicas para elevar o nível de concentração nos estudos e garanta mais rentabilidade para ver o seu nome na lista de aprovados.

1- Escrever é tão importante quanto ler

Muitos estudantes, até mesmo por preguiça, contentam-se apenas com uma leitura básica do assunto. Você não pode fazer isso. Nosso cérebro retém melhor o conteúdo quando você tenta diversas formas de entender o conteúdo. Leia, escreva e faça resumos mentais. Dessa forma, se no dia seguinte você desejar rever algo que esqueceu, pode procurar em um dos seus resumos.

2- Escreva à mão em vez de digitar

É normal que nessa época que vivemos as pessoas prefiram fazer grande parte das coisas através dos aparelhos tecnológicos. Entretanto, o bom de escrever à mão é que o estudante vai prestar mais atenção no que está escrevendo. Cientificamente é comprovado que isso funciona como uma revisão mais intensa do conteúdo. É como revisar duas vezes ao mesmo tempo (escrever o que está pensando e conferir através da leitura e observação).

3- Revise as matérias das aulas no mesmo dia

Chegou do colégio ou cursinho? Separa alguns minutinhos para revisar o conteúdo que foi dado nas aulas.

4- Tire suas dúvidas

Por vergonha ou medo de parecer “burro” o estudante pode não se sentir confortável para tirar suas dúvidas na hora da aula. Entretanto, essa é uma tarefa necessária. Você precisa entender que todos os estudantes estão no mesmo processo de conhecimento. Se mesmo assim a vergonha não passar, tente pedir uma explicação diretamente com o professor. O importante é não deixar as dúvidas se acumularem.

5- Desligue-se dos aparelhos eletrônicos

Na hora de estudar, nada de redes sociais ou chats se isso não tiver a ver com o assunto ou tema de estudo. Esse erro é fatal e muitos vestibulandos caem nessa.

6- Faça uma programação

Organize-se e divida o seu tempo de estudos com o de outras atividades que também são importantes no seu dia a dia. Lembre-se de que o importante é a consistência e não a quantidade exorbitante de matérias por dia.

7- Respeite seu ritmo

Todos somos diferentes e possuímos ritmos de aprendizado diferentes. Respeite seu tempo e não se perca analisando como seu colega absorve mais rápido os conteúdos. Preocupe-se com você e nas formas possíveis para você entender melhor a matéria.

Se você gostou deste conteúdo que foi abordado aqui, deixe um comentário abaixo. Ficarei muito feliz em saber que eu ajudei! Caso queira fazer algo incrível para mim como forma de agradecimento, compartilhe esse conteúdo com os seus amigos e colegas nos botões de redes sociais.

Deseja aumentar radicalmente os seus resultados nos processos seletivos? Clique Aqui e descubra uma novidade que tenho para você.
Um grande abraço da Profª. Larissa Ataíde.

 

Sobre o Autor

Larissa Ataíde
Larissa Ataíde

ESPECIALISTA EM ENEM, VESTIBULARES E CONCURSOS PÚBLICOS.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.