Como a redação Enem é corrigida?

Como a redação Enem é corrigida?

Você sabe como a redação Enem é corrigida? Muitos candidatos não conhecem o processo de correção. Por isso mesmo, separamos um guia completo sobre o assunto. Vamos falar sobre como funciona o processo de correção e seus detalhes.

O que é a correção do Enem?

Todos os anos, após o dia de exame, um mutirão de pessoas começa a trabalhar na correção. Enquanto a parte objetiva do exame é corrigida com a ajuda de uma máquina, a redação é corrigida por pessoas reais.

Dessa forma, a correção nada mais é do que o processo pelo qual pessoas reais fazem a leitura das redações, atribuindo uma pontuação. Para fazer a correção, essas pessoas utilizam critérios previamente estabelecidos.

Seleção de avaliadores

Para que a correção seja feita, primeiro acontece a seleção dos avaliadores. Esse processo é realizado todos os anos, diretamente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que faz parte do consórcio de aplicação do Enem.

Nos anos anteriores, mais de cinco mil avaliadores foram selecionados, através de um processo seletivo. Ou seja, as pessoas não são selecionadas por azar, mas sim mediante um processo específico.

Além disso, existem requisitos específicos para atuar como um avaliador. Todos os interessados devem possuir um diploma em Letras. Além disso, não podem ter grau de parentesco com nenhum dos participantes no exame.

Esses são apenas alguns dos critérios para a participação. Na seleção, os avaliadores passam por duas etapas e um curso final de capacitação, para que aprendam sobre a correção das redações.

Vale a pena destacar que os avaliadores recebem pelos seus serviços. O valor, no entanto, não é divulgado. Mas existe o entendimento de que a remuneração é justa, para evitar que o trabalho seja feito de qualquer maneira.

Como é feita a correção da redação?

Para saber como a redação Enem é corrigida, é preciso analisar o processo. Vamos pegar como exemplo o exame do ano de 2019. Foram quase 4 milhões de redações feitas. Já o time de avaliadores foi de pouco mais de 5 mil pessoas.

Como você pode ver, são muitas redações para um pequeno número de avaliadores. O trabalho, nesse sentido, é muito. E deve ser feito em questão de pouco tempo.

Todos os avaliadores aprovados recebem até 200 redações por dia. Eles devem entregar no mínimo 150 textos corrigidos a cada três dias – podem fazer mais do que isso, mas nunca menos.

Ou seja, o máximo de redações que um avaliador pode corrigir por dia é 200. E o mínimo por dia é 50. Durante a correção, o avaliador deve observar todos os critérios e competências.

Cada redação é avaliada por no mínimo duas pessoas. Caso a pontuação tiver uma diferença de mais de 100 pontos no total ou de 80 entre cada um dos dois avaliadores, a redação é enviada para uma terceira pessoa.

Nesse caso, a nota final do candidato é a média aritmética das duas maiores notas dadas pelos avaliadores. Dessa forma é possível garantir que todos os candidatos tenham iguais chances durante a correção, evitando erros.

Quais são as competências avaliadas?

A redação deve ser corrigida sempre com base em algumas competências. Isso significa que os avaliadores não podem simplesmente ler o texto, eles devem analisar se ele preenche alguns aspectos.

Confira as competências e pontuação atribuída:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa (200 pontos)
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa (200 pontos)
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista (200 pontos)
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (200 pontos)
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos (200 pontos)

Conforme mencionamos acima, a redação de cada candidato é corrigida inicialmente por duas pessoas. Caso a pontuação final seja diferente uma da outra em mais de 100 pontos, ela deve ser corrigida por uma terceira pessoa.

Da mesma forma, se a diferença dentro de cada competência for maior do que 80 pontos, a redação também deve passar por um terceiro avaliador.

O que faz com que a nota da redação seja zero?

Existem algumas situações que fazem com que a nota da redação seja zero. Essas informações estão previstas na Cartilha do Participante, um documento divulgado todos os anos, com instruções aos candidatos.

São essas as situações que acarretam em uma nota zero:

  • Fuga total ao tema;
  • Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
  • Extensão total de até 7 linhas;
  • Cópia integral de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões;
  • Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação;
  • Números ou sinais gráficos fora do texto e sem função clara;
  • Parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
  • Assinatura, nome, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;
  • Texto predominante ou integralmente em língua estrangeira;
  • Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho

A correção da redação é segura?

Muitas pessoas se questionam se o processo de correção das redações é seguro. Acima mostramos como a redação Enem é corrigida, mas como garantir que esse seja um processo justo?

Primeiramente, vale a pena lembrar que a redação passa necessariamente por mais de um avaliador. Além disso, os avaliadores não sabem de quem é cada uma das redações, uma vez que recebem o texto sem nenhum nome.

Por isso, o processo é bastante seguro e eficiente. Sem falar que, durante os dias de correção, os avaliadores também são avaliados. Isso mesmo, a cada 50 redações corrigidas eles recebem um feedback.

Conclusão

Como você pode ver, o processo de correção da redação do Enem é muito complexo. Tudo começa pela seleção dos avaliadores, que são treinados e capacitados. Essas pessoas corrigem diversas redações por dia – até 200 por dia. Se a sua redação estiver de acordo com todas as competências avaliadas, a sua pontuação com certeza será alta. O processo de correção é eficiente e raramente apresenta falhas

Sobre o Autor

Larissa Ataíde
Larissa Ataíde

ESPECIALISTA EM ENEM, VESTIBULARES E CONCURSOS PÚBLICOS.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.