Quais são as competências da redação Enem?

Quais são as competências da redação Enem?

Você sabe quais são as competências da redação Enem? O texto dos candidatos é corrigido com base em alguns parâmetros fixos. São eles que determinam qual será a sua pontuação final.

Dessa forma, saber quais são essas competências vai te ajudar a se preparar melhor para o exame. Assim, nesse guia vamos falar sobre todas as competências, destacando o que o candidato deve fazer para ser bem avaliado.

1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa

Essa é uma das principais competências cobradas na redação do Enem. Os avaliadores observam todos os detalhes relativos às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, emprego de letras maiúsculas e minúsculas, além da separação silábica.

Muitos candidatos que buscam saber quais são as competências da redação Enem não sabem que todos esses detalhes são avaliados. Os avaliadores passam um pente fino, buscando por qualquer errinho que o aluno possa cometer.

Além dos itens acima, são avaliados aspectos como a concordância verbal e nominal, pontuação,  regência verbal e nominal, paralelismo, emprego de pronomes e crase. Para receber a nota máxima nessa competência, o texto deve estar perfeito.

A dica para conseguir um bom resultado no uso da língua portuguesa é treinar bastante em casa. Melhore o seu vocabulário para ter mais opções de expressões para usar na hora de escrever a sua redação.

Outra dica interessante é usar palavras simples, evitando termos que você não conhece direito. Logo, se você ficar em dúvida sobre alguma palavra, pense em sinônimos que possam ser usados no lugar, sem perder o sentido da frase.

COMO INICIAR A SUA REDAÇÃO ENEM? CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS!

2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto

Já que estamos falando sobre quais são as competências da redação Enem, não poderíamos deixar de mencionar o tema. Todas as edições do exame contam com um tema diferente, que deve ser observado pelos candidatos.

Isso significa que o tema da redação é obrigatório, não sendo possível escrever sobre um assunto que não esteja diretamente relacionado. Logo, os alunos que fogem do tema proposto são penalizados, podendo receber até mesmo a pontuação zero.

O tema é considerado um dos principais núcleos da redação. Assim, no momento de escrever o seu texto você deve focar exatamente nesse assunto principal. No entanto, você pode escolher entre os diversos aspectos que o tema permite.

Dessa forma, além de não fugir do tema, é importante escolher um aspecto específico. Lembre-se de que a redação é um texto argumentativo objetivo, que não pode ser muito generalista e sem conteúdo. Evite fugir do tema para garantir a nota máxima.

3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

Uma das competências da redação Enem envolve a capacidade dos candidatos de construir um texto de qualidade. A argumentação é um dos principais elementos da redação, devendo ser feita de acordo com alguns parâmetros.

O candidato deve elaborar um texto que seja claro e objetivo. As suas ideias devem ser apresentadas e reforçadas através de argumentos válidos, que expressem um ponto de vista ou opinião sobre o tema.

Além disso, todos os argumentos e ideias do texto devem estar organizados. A coerência é um dos principais pontos avaliados na hora da correão da redação. A conexão entre as ideias deve ser clara e planejada.

Por exemplo, se o candidato decidir usar uma citação de algum autor, deve fazer isso de forma contextualizada. Isso demonstra que o candidato é capaz de selecionar as melhores informações para criar a sua redação.

4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Em primeiro lugar, para escrever um texto de qualidade os candidatos podem usar diversos elementos. Eles estão relacionados com a construção das frases e parágrafos. Alguns elementos são as conjunções, advérbios, locuções adverbiais e proposições.

Esses elementos serem para deixar o texto fluido e ligar as partes. Dentro dessa competência um dos detalhes mais importantes são as palavras de transição. Elas conectam frases e parágrafos.

Alguns exemplos de palavras de transição: logo, porém, entretanto, todavia, em seguida, no entanto, dessa forma, consequentemente, em primeiro lugar etc. Vale a pena usar pelo menos uma dessas expressões na abertura de cada parágrafo.

E preciso levar em consideração que cada ideia nova apresentada na redação deve estar conectada com as ideias anteriores, em uma sequência lógica. Os mecanismos linguísticos serem justamente para organizar as ideias.

5. Respeito aos direitos humanos

Muitos candidatos acreditam que a redação pode ser sobre qualquer coisa, desde que esteja dentro do tema. Mas a verdade é que existem algumas limitações. A principal delas é o respeito aos direitos humanos.

Por exemplo, uma redação que defenda o racismo, a tortura e o abuso sexual não pode receber uma boa nota, mesmo que esteja perfeita do ponto de vista formal. Os textos que estiverem em desacordo com os direitos humanos recebem baixas notas.

Dessa forma, ao abordar o tema proposto, os candidatos devem construir argumentos válidos, observando sempre os direitos humanos. Essa é uma das competências da redação Enem.

É recomendado que o tema seja abordado de forma objetiva e sempre com respeito ao outro, ao planeta, aos animais e outros seres vivos. A redação não deve ser usada para a construção de uma crítica ou defesa de ideias extremas.

Como atender a todas as competências Enem?

As competências do Enem servem para avaliar se os candidatos possuem a capacidade de criar textos de qualidade. Para atender a todas as competências o treino é o melhor caminho.

A maioria dos candidatos não conhece essas competências e acabam se esquecendo de alguns detalhes na hora de escrever. Dessa forma, saber quais são as competências é uma forma de sair na frente e se preparar melhor para o exame.

Conclusão

Nesse guia falamos sobre quais são as competências da redação Enem. Como você pode ver, são ao todo cinco competências básicas, que servem para a pontuação no exame.

Para conseguir uma nota máxima, vale a pena estudar essas competências. Assim você saberá exatamente o que fazer no dia do exame para conseguir um excelente resultado. Comece a se preparar agora mesmo!

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Larissa Ataíde
Larissa Ataíde

ESPECIALISTA EM ENEM, VESTIBULARES E CONCURSOS PÚBLICOS.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.