Não faça isso na sua redação ENEM!

Não faça isso na sua redação ENEM!

Muitas pessoas estudam o que fazer na redação. Mas será que você sabe o que não fazer na redação Enem? Existem muitos erros que devem ser evitados. Alguns deles podem custar a sua nota inteira.

Nesse guia vamos falar sobre tudo que você não deve fazer na hora de escrever a sua redação. Conheça todos os pontos para ficar de olho e não cometer nenhum erro. Dessa forma você poderá alcançar a pontuação máxima.

Fugir do tema da redação

Uma dos grandes erros cometidos por candidatos do Enem é fugir do tema proposto. Essa é uma situação tão prejudicial, que na maioria das vezes resulta em uma nota zero. Isso mesmo, você pode ser penalizado por fugir do tema.

Todos os anos o tema da redação é diferente, o que significa que os alunos só descobrem o tema no dia de fazer o exame. E a sua redação deve estar focada nesse tema, não podendo ser sobre algo sem relação com o assunto principal.

Definitivamente, esse é um exemplo sobre o que não fazer na redação Enem. Você pode trabalhar diferentes aspectos do tema proposto, pensar uma abordagem interessante, mas sem fugir do debate principal.

Demonstrar achismo

Já que estamos falando sobre o que não fazer na redação Enem, aqui vai uma dica muito importante. A redação é um texto argumentativo-dissertativo, o que significa que as suas opiniões devem ser fundamentadas.

Em outras palavras, o seu texto não pode conter achismos, que são opiniões da sua cabeça, sem nenhum fundamento científico, social, econômico ou cultural. Dessa forma, todos os seus argumentos devem ser baseados na realidade.

Muitos candidatos, na hora de defender um ponto de vista, deixam o lado pessoal transparecer. E nisso acabam falando sobre o que pensam, o que sentem e o que acham sobre o tema.

Esse é um erro, tendo em vista que a redação precisa ser feita com base em argumentos lógicos. A sua opinião pode aparecer na redação, mas sempre de forma contextualizada e bem fundamentada.

Usar jargões e lugares comuns

Existem algumas expressões que não devem ser usadas na redação. Elas são muito comuns e, apesar de parecerem uma boa ideia, deixam o seu texto mais pobre e sem conteúdo.

Os jargões e lugares comuns são exemplos disso. São expressões que são ditas a todo o momento pelas pessoas e por isso mesmo perdem o seu significado. Vejamos alguns exemplos de lugares comuns, também conhecidos como clichês:

Abrir com chave de ouro, acertar os ponteiros, a duras penas, agradar a gregos e troianos, apertar os cintos, a sete chaves, atear fogo às vestes, baixar a guarda, banco dos réus, bater em retirada, bola da vez, cair como uma bomba, cair como uma luva.

Esses são lugares que, apesar de parecerem interessantes, fazem com que a redação fique muito simples. Por isso mesmo, devem ser evitados. Prefira expressões que sejam únicas e contextualizadas com a sua redação.

Usar trechos dos textos motivadores

Os candidatos, na hora de fazer a redação, contam com a ajuda dos chamados textos motivadores. Eles estão lá para dar uma ideia melhor sobre o tema da edição. Dessa forma, devem ser usados apenas como inspiração.

No entanto, muitos candidatos, por não saberem o que escrever, acabam copiando partes desses textos motivadores, de forma direta ou indireta. Esse é outro exemplo sobre o que não fazer na redação Enem.

Ao copiar uma parte ou partes dos textos motivadores você estará demonstrando o seu desespero e falta de capacidade para criar um conteúdo original. Lembre-se de que esses textos estão ali apenas para orientação.

Escrever de forma ilegível

Ninguém precisa ter uma caligrafia perfeita para escrever a redação. No entanto, se a sua letra for ilegível, você terá um grande problema. Afinal de contas, para que a sua redação possa ser avaliada, ela deve ser lida.

Dessa forma, é fundamental escrever com letra legível. As suas frases devem ser claras, bem escritas e não transmitir nenhuma dúvida sobre o seu conteúdo. Quanto mais legível a letra, melhor.

Por isso mesmo, se a sua caligrafia não está boa, vale a pena treinar bastante em casa antes do exame. A caligrafia ruim pode facilmente fazer com que você perca vários pontos em sua redação.

Melhore a sua escrita, para não ter nenhum problema com a correção. E durante a prova, escreva com bastante concentração, especialmente quando estiver transcrevendo para a folha de respostas.

Usar uma estrutura inadequada

Ainda sobre o que não fazer na redação Enem, importante mencionar a estrutura da redação. Muitos candidatos, por não conhecerem a estrutura correta, acabam criando formatos de texto que são incompatíveis com a redação.

Exemplo disso é o texto corrido, sem divisão nenhuma entre os parágrafos. Um texto dessa forma tende a receber notas muito baixas, por serem confusos e pouco atraentes esteticamente.

Da mesma forma, é um erro criar textos com parágrafos gigantes. Por outro lado, também não é adequado escrever parágrafos com apenas uma frase ou poucas palavras.

A estrutura da redação é formada por introdução, desenvolvimento e conclusão. Para a introdução e conclusão, use um parágrafo para cada. O desenvolvimento pode ser feito em três ou quatro parágrafos – apesar de essa não ser uma regra.

Usar linguagem complexa

Apesar de ser um texto formal, o texto da redação deve ser feito com base na língua culta corrente. Dessa forma, a sua redação não deve ser extremamente complexa e com palavras que ninguém entende.

Muitas vezes, o uso de expressões muito avançadas e de pouco uso no dia a dia faz com que a redação fique estranha. Por isso mesmo, o correto é apostar em uma linguagem formal, mas sem exagerar muito na dose.

Conclusão

Acima falamos sobre o que não fazer na redação Enem. Listamos alguns dos principais erros cometidos por candidatos na hora de escrever a redação. São pequenos equívocos que podem ser facilmente evitados através do treino.

Para conseguir o melhor resultado possível na redação, vale a pena se atentar para todas essas questões. Tenha em mente que uma redação perfeita é aquele em que todos os elementos estão bem trabalhados.

Sobre o Autor

Larissa Ataíde
Larissa Ataíde

ESPECIALISTA EM ENEM, VESTIBULARES E CONCURSOS PÚBLICOS.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.