A vilã dos estudantes: como usar a vírgula na Redação ENEM

A vilã dos estudantes: como usar a vírgula na Redação ENEM

Sabia que a vírgula é uma das grandes vilões dos estudantes na hora de escrever a redação do Enem? Muitos alunos pecam na hora de inserir esse sinal de pontuação, o que pode ocasionar uma nota ruim no exame.

Por isso é importante saber como usar a vírgula na redação do Enem. Não existe muita complexidade no uso desse sinal, bastando conhecer algumas regrinhas básicas. Nesse guia vamos trazer algumas dicas, juntamente com exemplos práticos de uso.

1. Para enumerar dois ou mais elementos que estão presentes em uma mesma oração

Um dos usos da vírgula é a separação de elementos que estão presentes dentro de uma mesma oração. Para que a leitura seja dinâmica, os elementos devem estar separados entre si.

Dessa forma é possível indicar que são elementos diferentes, ainda que estejam todos enumerados em sequência. Exemplo: O curso é formado por matérias como ciência, geografia, psicologia e religião.

2. Para isolar o aposto explicativo dentro da oração

Outra função da vírgula é isolar o aposto explicativo dentro de uma oração. Por exemplo, na frase “Belo Horizonte, a capital mineira, é uma cidade muito rica, a vírgula está separando o aposto.

3. Para isolar o vocativo que delimita uma pessoa dentro de uma específica oração

Existem orações em que a pessoa deve ser separada, quando figura como vocativo. Exemplo: Você deve tomar um banho, Paulo.

4. Para suprimir um verbo dentro da oração

Quando queremos suprimir a utilização de um verbo, de forma repetida, dentro da oração, podemos fazer isso com a vírgula. Por exemplo: Ela formou-se em direito; eu, em psicologia.

Nessa frase, a vírgula gera como resultado a supressão do verbo formar. Dessa forma, não é necessário repetir o verbo, mantendo-se o sentido completo da oração.

COMO INICIAR A SUA REDAÇÃO ENEM?

5. Para separar local, data, endereço e números

Sabia que para separar elementos como datas e números precisamos usar a vírgula? Isso vale, por exemplo, para endereços, para separar a cidade, a rua, o número, o bairro etc.

Quando usar e quando não usar a vírgula?

Sabia que existem situações em que o uso da vírgula é facultativo? É o caso das orações que são introduzidas pelas conjunções pois e porque.

Nessas orações, independentemente de sua classificação, não é necessário acrescentar a vírgula para que a frase tenha sentido – e não é uma exigência gramatical.

Dessa forma, a vírgula será facultativa, quando estiver localizada depois da oração principal. Na frase “Chega de açúcar pois a massa já está bem doce”, é possível acrescentar uma frase – depois da palavra açúcar –, mas isso é opcional.

Além disso, a vírgula nuca deve ser usada à direita da conjunção. Caso ela fosse utilizada, estaríamos separando o conectivo “mas” daquilo que une, ou seja, da oração que inicia a frase.

Exemplo: “Não gosto desse emprego, mas espero que dê certo. Escrever “Não gosto desse emprego, mas, espero que dê certo” não é correto.

Como acertar na hora de usar a vírgula na redação?

Acima você conferiu algumas das principais regras para o uso da vírgula. Esse é um dos sinais de pontuação mais importantes, devendo ser aplicado com cuidado.

Mas como fazer bonito no dia do exame e garantir uma redação perfeita? Além de conhecer as regras, é fundamental treinar bastante.

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a dominar o uso da vírgula, para não errar na hora de fazer a sua redação.

Você sabe usar a vírgula?

Faça redações em casa

Para que você seja capaz de usar corretamente a vírgula, é importante fazer redações em casa, antes do dia do exame.

Essa é uma estratégia muito indicada, tendo em vista que você estará conhecendo mais sobre a vírgula, ao mesmo tempo em que treina a sua escrita. Você pode fazer uma redação por semana ou mais, a depender da sua disponibilidade.

Quando estiver escrevendo, lembre-se de analisar a posição da vírgula dentro da oração. Sempre que tiver dúvida, pare para verificar se a situação pede ou não o uso desse elemento.

Depois de escrever, vale a pena fazer uma leitura atenta, com pausas a cada vírgula, para identificar se o seu texto está dentro do ritmo e se faz sentido. Essa é uma forma eficiente de verificar se as vírgulas foram usadas da forma correta.

Leia bastante

Uma forma de aprender a usar a vírgula na redação do Enem é ler bastante. Se você não tem o hábito de fazer leituras, esse é o melhor momento para começar.

Ao ler um livro você estará conhecendo mais sobre a formação de orações, uso das pontuações e outros elementos textuais.

Escolha sempre livros de escritores famosos e clássicos, para garantir que o uso da vírgula estará perfeito dentro da obra.

Durante a leitura, atente-se para os lugares onde a vírgula foi inserida. Identifique a regra que se aplicada a cada caso, para que você vá se familiarizando.

Estude e pratique as regras

Algumas regras sobre o uso da vírgula podem ser um grande desafio. Nem todas são fáceis de aprende ou de guardar, o que vai exigir de você uma atenção redobrada.

Vale a pena estudar e praticar as regras, criando exemplos e contextos. Dessa forma você estará treinando o seu cérebro para o dia do exame.

VEJA TAMBÉM: CORONA VÍRUS NO ENEM?

Conclusão

Como você pode ver, existem muitos usos para a vírgula. Apesar de não ser um assunto tão complicado assim, milhares de alunos se equivocam na hora de usar esse elemento no texto.

Existem muitos contextos em que a dúvida sobre o uso da vírgula pode aparecer. Nessas situações, é importante se lembrar da regra e aplicá-la ao caso concreto, para acertar no uso da vírgula.

Estude agora mesmo todas as possibilidades do uso da vírgula em uma redação. Treine bastante em casa antes do dia do exame, para melhorar a sua performance, conhecer suas habilidades e deficiências na hora da escrita.

Errar no uso da vírgula pode prejudicar muito a sua nota na redação, mesmo que você consiga produzir um texto rico em conteúdo. Por isso é importante estar atento a cada vírgula.

Sobre o Autor

Larissa Ataíde
Larissa Ataíde

ESPECIALISTA EM ENEM, VESTIBULARES E CONCURSOS PÚBLICOS.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.