COMO ESTUDAR AS MATÉRIAS QUE VOCÊ NÃO GOSTA

COMO ESTUDAR AS MATÉRIAS QUE VOCÊ NÃO GOSTA

Muitas vezes, é necessário fazer coisas que não nos despertam muita simpatia, como por exemplo, estudar as matérias que não gostamos. De fato isso pode ser bem ruim, pois você simplesmente se obriga a estudar algo que de fato não está interessado e não consegue se motivar a fazê-lo.

Porém, não tem jeito: você precisa encontrar uma maneira de lidar com isso e tornar seu caminho mais fácil, especialmente porque as matérias mais odiadas são geralmente as mais importantes para a base das outras, como matemática e português.

Sabendo que você não pode evitar de estudar as matérias que você não gosta, conheça dicas que permitem que esse momento se torne o mais dinâmico possível e que você consiga absorver informações de forma rápida, evitando que precise voltar ao tópico tão cedo.

Dicas para estudar as matérias que você não gosta:

Lembre-se sempre de que estudar as matérias que você não gosta é algo apenas temporário, ou seja, em pouco tempo você perceberá que conseguirá concluir esse objetivo de forma mais leve e até mesmo automática!

Mesmo se você achar o assunto do estudo o mais chato do mundo, lembre-se sempre do sentimento de realização que você sentirá no final do processo e deixe que ele guie você por todo o caminho e através do seu estudo.

Lembre-se também que estudar assuntos chatos poderá lhe ajudar a entender melhor o que você definitivamente não quer fazer em sua vida profissional, e até mesmo ajuda a sanar uma eventual indecisão quando se trata de mais opções de carreira.

Estudar por meio de livros sempre foi monótono, mesmo que o assunto em si não seja chato. Se você tiver que estudar a história, mas achar que é um tópico chato, você pode considerar assistir alguns filmes históricos relacionados aos eventos do tema em questão para dinamizar ainda mais a absorção das informações desejadas.

Outra dica interessante é procurar compreender como as coisas funcionam na vida real e como isso pode fazer uma grande diferença. Use qualquer material que possa ajudá-lo a ter uma interpretação visual melhor de tudo o que você estuda.

Isso pode ser feito por meio do seu celular, notebook ou até mesmo da sua televisão; estudar as matérias que você não gosta fica muito melhor com conteúdos visuais. Muitas pessoas assimilam melhor as informações exercitando o seu canal de aprendizado visual, portanto vale a pena tentar esse método!

Evitar estudar sozinho também pode ser uma alternativa. Isso porque aprender em grupo pode ajudar a diminuir uma possível sensação de tédio ou falta de estimulo. Estudar em grupo pode ser muito divertido e tranquilizante, mas, além disso, também altamente eficaz.

Você ainda pode dividir os tópicos de seus livros, compartilhar responsabilidades e, em seguida, trocar suas descobertas com outros colegas. Essa é a melhor técnica quando você não tem tempo e precisa pesquisar e aprender toneladas de matérias novas.

As distrações devem ser eliminadas:

Já parou para pensar que você pode estar procrastinando? Procure se livrar de possíveis distrações que estejam lhe impedindo de estudar as matérias que você não gosta.

Se o seu celular estiver por perto e ainda conectado ao Instagram, por exemplo, as chances de você deixar de estudar para conferir o que está acontecendo na rede social são enormes. Que tal deixar o celular um pouco de lado ao menos enquanto estiver se concentrando nos estudos?

Qualquer assunto do mundo está, de alguma forma, relacionado às atividades diárias. Ao estudar as matérias que você não gosta, mesmo que você precise aprender algo que você não deseja usar em sua carreira futura, pense em alguma outra maneira de aplicá-lo no seu cotidiano.

Esse processo poderá facilitar o entendimento do tópico e, quem sabe, pode acabar até por se tornar interessante agora que você encontrou uma função mais palpável para ele?

Na hora de estudar as matérias que você não gosta, não deixe nada para depois!

Não deixe para última hora! Para evitar isso, imagine o pior cenário: você acha que será divertido passar dias e noites estudando esse assunto que você já sabe que odeia? Definitivamente não, certo? Então elimine-o agora mesmo e não seja pego pela procrastinação!

Imagine toda a frustração que você sentirá se deixar tudo para o último dia? você vai se detestar por não ter se dedicado antes, acredite. Agora imagine sua frustração se você falhar no seu exame…

É comum que muitas pessoas prefiram começar pelas matérias e temas que possuam maior afinidade para somente depois pegar as demais que não despertem interesse. Busque inverter essa ordem e se dedique aos conteúdos que você tenha menos familiaridade quando estiver com a mente mais descansada.

Por fim, tenha sempre isso em mente na hora de estudar as matérias que você não gosta e não procrastine! Assim, tudo que parecia chato e estressante se torna muito mais simples, tire logo esse peso do seu caminho e nunca mais procrastine ao estudar as matérias que você não gosta.

Um grande abraço e até a próxima!

Sobre o Autor

Larissa Ataíde
Larissa Ataíde

ESPECIALISTA EM ENEM, VESTIBULARES E CONCURSOS PÚBLICOS.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.