COMO FAZER UMA REDAÇÃO NOTA MIL
Construir uma boa redação, uma redação nota mil, leva em conta algumas construções básicas, que, por sua vez, levam em consideração os elementos essenciais da construção.
Assim, a construção base de uma redação é sua estrutura, que deve conter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.
Cada uma dessas partes precisa conter elementos básicos que configuram o modelo de redação nota mil.
Vamos ver cada uma dessas partes.
1- INTRODUÇÃO
Para garantir nota máxima na redação, a primeira parte da sua estrutura que deve ser feita é ter uma boa introdução.
Sendo assim, uma boa introdução na sua redação deve contemplar 2 elementos básicos: contextualização do tema e posicionamento.
Nesse caso, vejamos como funciona cada um deles:
● Contextualização: pode ser feita por recorte histórico do tema ou a partir de um panorama geral do assunto na atualidade.
– Recorte Histórico: falar da importância do tema em uma perspectiva histórica, por exemplo: como era e como está, de que forma o problema veio crescendo etc.
– Panorama do tema na atualidade: qual a relevância atualmente para esse tema. Por exemplo, por que o problema veio crescendo e tomando destaque, o que ele acarreta socialmente, por que ele é um problema.
Escolha de que forma quer fazer sua contextualização e depois não esqueça de incluir ainda na introdução, o posicionamento quanto ao seu ponto de vista.
● Posicionamento: sua introdução também precisa deixar clara qual posição você irá defender diante do tema exposto- a teoria você defende sobre o tema. Isso significa que você precisará assumir uma posição e defendê-la posteriormente na argumentação.
Tudo que você disser na introdução, que utilizar como posicionamento, precisará detalhar, depois, desenvolvimento. Tenha isso em mente!
2- DESENVOLVIMENTO
Dentro desse contexto, o desenvolvimento da redação, para atingir nota mil,precisa trazer pelo menos 3 argumentos que façam a defesa clara do ponto de vista adotado na introdução. Ou seja, não poderá se contradizer nem se dispersar do tema, o que é muito fácil de acontecer. Por exemplo: se eu disser na introdução “o feminicídio é uma questão de reflexo cultural de uma sociedade patriarcal”, precisarei argumentar evidenciando:
● Por que considero reflexo cultural, onde está, como se evidencia;
● Por que considero a sociedade patriarcal, quando foi, quando deixou e se deixou de ser desta forma.
Perceba que tudo foi destacado em forma de argumento. Isso significa que não direi a mesma coisa, somente afirmarei com exemplos, dados etc. Preciso dar consistência aos meus argumentos.
Desse modo, uma das ligações que você precisa prestar muita atenção ao formular sua redação ideal é em conseguir fazer a defesa do ponto de vista adotado na introdução, seja ele qual for.
Ademais, uma coisa que pode ajudar é criar um esquema de ideias primeiramente, como se fosse uma estrutura para o texto em forma de esquema, que ficará mais ou menos assim:
Introdução: contextualização do tema x + posicionamento do autor (1 parágrafo ou dois no máximo)
Argumentação (3 a 4 parágrafos):
argumento 1 para defesa do meu ponto de vista adotado na introdução
Argumento 2 para defesa do meu ponto de vista adotado na introdução
Argumento 3 para defesa do meu ponto de vista adotado na introdução
Conclusão (1 ou 2 parágrafos no máximo): fechamento com proposição de intervenção.
3- CONCLUSÃO
A conclusão do seu modelo de redação nota mil precisa contemplar a proposta de intervenção:
● De forma concisa;
● Objetiva;
● Clara;
● Com todos os elementos necessários a sua prática real.
Além disso, a proposta de intervenção precisa trazer clareza na possível solução, sendo que deve destacar a possibilidade e os envolvidos. Logo, não pode ser genérica, aliás nenhuma parte do texto deve ser genérica ou “encher linguiça”.
Portanto, atente-se para os elementos de uma boa proposta de intervenção:
● Como esse problema pode ser resolvido? Qual seria uma solução eficaz ou um abrandamento do problema?
● Quem poderia fazer isso? Resolver ou contribuir?
● De que forma isso que você propõe será realmente funcional (justificar);
● Quanto tempo levará para concretizar-se, algo a longo prazo ou curto prazo se seguida sua proposta?
● Que elementos são necessários para conseguirmos isso?
Você precisa ter em mente que os avaliadores irão analisar as três partes da redação individualmente. Por isso, você não pode pensar na redação como um texto único, uma vez que isso faria você se perder e não atender aos critérios específicos de cada parte da estrutura, como vimos acima.
Analisando cada parte da redação individualmente você garante atender a todos os critérios e ter uma redação nota mil.
0 Comentários