Os 5 melhores pensadores que mudam a sua redação ENEM de patamar
Você sabia que que existem alguns pensadores que podem ser usados para melhorar o nível da sua redação? Ao usar uma citação ou comentário, o candidato demonstra que é capaz de selecionar informações interessantes para construir um texto. (Os 5 melhores pensadores que mudam a sua redação ENEM de patamar).
Dessa forma, confira agora uma lista incrível com os melhores nomes para usar na redação.
1. Hannah Arendt
Começamos a nossa lista de melhores pensadores para usar na redação do Enem com um nome de peso. Hannah Arendt foi uma pensadora judia, que nasceu na Alemanha em 1906.
É considerada uma das maiores pensadoras da liberdade, tendo contribuído para a formação de diversas teorias modernas, que são estudadas atualmente nas universidades e até mesmo no ensino básico.
Em sua vida, a pensadora estudou diversos assuntos, como os regimes autoritários, a educação, a condição do trabalho, a violência, a política, a ética e questões relacionadas a mulher.
Ela foi uma das poucas pensadoras de sua época que tiverem coragem para desafiar pensamentos tradicionais, como o sistema soviético. Foi considerada uma pensadora de esquerda, pelas ideias que defendia.
O seu livro mais indicado para uma primeira leitura é “A condição humana”, em que a autora aborda com profundidade diversos temas.
Frase escolhida: “Toda dor pode ser suportada se sobre ela puder ser contada uma história.” (Hannah Arendt)
2. Zygmunt Bauman
Outro pensador que está entre os melhores pensadores para usar na redação do Enem é Bauman. Ele é popular não apenas dentro do mundo acadêmico, tendo se tornado uma celebridade no mundo todo, inclusive dentro da internet.
Frases de Bauman podem ser encontradas com frequência nas redes sociais, compartilhadas por pessoas de todas as idades e estilos. Elas falam principalmente sobre a modernidade e suas características.
Zygmunt Bauman foi um sociólogo polonês, nascido em 1925. A sua escrita sempre foi voltada pela leigos, para pessoas comuns, o que explica o seu sucesso moderno, especialmente entre os mais jovens.
O seu conceito de modernidade líquida é um dos mais conhecidos. Ele diz respeito a dinâmica moderna, onde nada é feito para durar e tudo está em constante transformação.
A sua obra mais recomendada é “O mal-estar da pós-modernidade”, em que aparecem diversos conceitos centrais para o autor.
Frase escolhida: “O eixo da estratégia de vida pós-moderna não é fazer a identidade deter-se, mas evitar que se fixe.” (Zygmunt Bauman)
3. Edgar Morin
Se você quiser usar em sua redação um intelectual que continua vivo, poderá optar por Edgar Morin. Nascido na França em 1921, o autor contribui muito para o meio intelectual moderno.
Ele está entre os melhores pensadores para usar na redação do Enem, sendo considerado um autor da complexidade. Sua visão do ser humano é marcada pela complexidade, trazendo um panorama mais amplo sobre a humanidade.
Para esse intelectual, o homem deve ser visto como sendo formado por “espécie, cultura, organismo”. Dessa forma, o ser humano é um ser cosmológico, que possui também uma dimensão espiritual.
Além disso, esse pensador vai além das categorias tradicionais de pensamento, como a antropologia e a física, para conceber também a ideia de uma ética própria, a auto ética. “Os sete saberes” é uma das obras recomendadas.
Portanto, a frase escolhida é: “A forma hoje como nós produzimos conhecimento produz também ignorância.” (Edgar Morin)
4. Marshall Mcluhan
Que tal usar em sua redação um intelectual que antecipou o surgimento da globalização? Marshall Mcluhan nasceu antes da globalização mundial, mas já sabia que esse fenômeno iria acontecer.
Em seus estudos, focou nos meios de comunicação e suas relações com a sociedade. É um autor moderno, que pode ser usado em temas que digam respeito ao avanço da tecnologia, dos meios de comunicação etc.
O seu livro recomendado é “O meio é a massagem”. Frase escolhida: “O homem cria as ferramentas, e as ferramentas recriam o homem.” (Marshall McLuhan)
5. Jean-François Lyotard
Seguindo com a nossa reação de melhores pensadores para usar na redação do Enem, temos mais uma opção de relevo. Jean-François Lyotard foi um filósofo francês, nascido em 1924.
É considerado um dos mais influentes pensadores da pós-modernidade, período que sucede a modernidade. Para o autor, a pós-modernidade corresponde ao momento de questionamento das bases da modernidade,
De acordo com ele, com a pós-modernidade aparecem questionamentos sobre a razão, o sujeito, a história, a evolução e as grandes narrativas. Todos esses pontos são questionados no momento atual, que enfrenta uma crise de confiança.
O seu livro recomendado é “A condição pós-moderna”.
Frase escolhida: “Simplificando ao extremo, defino a pós-modernidade como a incredulidade diante das metanarrativas.” (Jean-François Lyotard)
Como usar os pensadores para melhorar a sua redação
Acima você conferiu alguns dos melhores pensadores para usar na redação do Enem. Eles podem ser usados para elevar o nível da sua redação e conseguir a pontuação máxima na hora da correção.
O uso de citações é ótimo para demonstrar a competência 3 do Enem – selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Contudo, é preciso ter bastante cuidado na hora de contextualizar um pensador. O uso de frases deve ser feito com sabedoria, tendo em vista que frases fora de contexto ou sem relação direta com o texto podem comprometer a sua qualidade.
Nesse sentido, é importante conhecer um pouco sobre o autor, suas ideias e contexto geral dos seus escritos. Dessa forma você saberá exatamente quando usar determinado autor para dar um upgrade na sua redação.
Além de contextualizar a sua citação ou comentário, é importante indicar corretamente o intelectual responsável pela ideia. Assim você estará mostrando que sabe com propriedade sobre o assunto.
Conclusão
Agora você conhece os melhores pensadores para usar na redação do Enem. Estude um pouco mais sobre cada um deles, para aprender mais sobre suas teorias e pensamentos.
Vale a pena conferir as obras completas, pois além de serem muito ricas em conteúdo, vão te ajudar a mergulhar de cabeça em ideias importantes na modernidade. Isso vai te ajudar muito não apenas na redação do Enem, como também no exame como um todo.
0 Comentários