COMO CONVENCER O CORRETOR QUE SUA REDAÇÃO ENEM MERECE 1000 PONTOS

COMO CONVENCER O CORRETOR QUE SUA REDAÇÃO ENEM MERECE 1000 PONTOS

Como convencer o corretor que sua redação merece 1000 pontos? Você sabe quem são os corretores da redação do Enem?

Pois é, ninguém sabe muito a respeito. Todos os anos um mutirão de pessoas trabalha fazendo a correção dos textos. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep – não divulga quem são, quantos são, nem quanto ganham os corretores. Todos esses dados são sigilosos e servem para garantir a integridade do trabalho.

Mas, já que não podemos saber como funciona exatamente a correção das provas, podemos fazer um bom texto para que eles nos avaliem com a nota máxima. 

Nesse guia, separamos algumas dicas para convencer o corretor de que a sua redação vale 1000! Assim, você será capaz de atingir uma pontuação exemplar e ter uma média mais alta no seu exame. 

Confira agora como convencer o corretor que sua redação ENEM merece 1000 pontos!

1) Não fuja do tema proposto

Uma das principais estratégias para convencer o corretor de que a sua redação merece a nota máxima é respeitar o tema proposto. Sabe aqueles textos que aparecem na folha de redação, indicando o tema? Eles estão ali por uma razão.

Os candidatos devem escrever com base na delimitação do tema. De alguma maneira, a sua redação deve estar diretamente envolvida com o problema apresentado. Por isso, é importante não fugir do tema principal.

Os corretores do exame estão treinados para identificar redações que se enquadram na proposta e redações que estão fora do escopo. 

Você pode até encontrar casos de pessoas que escreveram uma receita de miojo na redação e conseguiram uma boa nota, mas isso é um grande erro. Redações que fogem do tema podem até mesmo levar uma nota zero.

2) Use bons argumentos

Um dos fatores que estão em jogo na hora da correção é a utilização de bons argumentos. Não importa que lado do problema você escolha defender, é preciso fazer isso com base em uma fundamentação.

Assim, não vale a pena escrever um texto baseado em achismos. Você pode sim demonstrar a sua opinião sobre o tema, mas sempre de forma argumentativa, levantando teorias e ideias para mostrar o seu ponto de vista.

Lembre-se de que os seus argumentos serão analisados pelo corretor, que avaliará a sua capacidade de construir um texto coerente.  

fountain pen on spiral book
Você já tirou nota mil? NÃO?! Siga essas dicas e aprenda a convencer o redação do ENEM a te dar nota 1000!

3) Coloque-se no lugar do corretor

Aqui vai uma dica especial para convencer o corretor de que a sua redação merece a nota máxima. Quando estiver escrevendo, coloque-se no lugar do corretor. 

O que ele vai pensar quando ler a sua redação? Quais serão os seus sentimentos? Será que o seu texto está persuasivo o suficiente? Essas questões de ajudarão a compreender melhor como funciona a cabeça da pessoa que vai ler o seu texto.

4) Atenção para a ortografia

Por mais que você conheça todas as técnicas do mundo para convencer o corretor de que a sua redação merece uma boa nota, nada vai funcionar se o seu texto estiver sem qualidade.

Afinal de contas, os corretores estão ali para analisar diversos aspectos formais do texto, entre eles o uso correto do vernáculo. Ou seja, o uso da língua portuguesa. 

Para que a sua redação seja classificada com uma avaliação alta, o texto deve estar perfeito do ponto de vista gramatical. O uso correto da pontuação, da acentuação e das conjugações, por exemplo, é fundamental. 

Dessa forma, é importante escrever com bastante cuidado, observado cada uma das palavras e orações. Reserve sempre um tempo suficiente para a redação, para não cometer erros bobos durante a escrita – a pressa é inimiga da perfeição.

5) Fale apenas o necessário

Na hora de escrever a redação sobre determinado tema, muitas vezes acabamos pensado mil e uma coisas. Se gostamos do tema que encontramos no exame, somos tomados por uma grande energia e vontade de escrever. 

Mas lembre-se de que na redação você deve escrever dentro de um espaço limitado. O seu texto deve ser coeso, trabalhar bem os argumentos. Assim, é prudente que você fale apenas o necessário, escolhendo quais argumentos usar e qual linha defender.

Se o corretor sentir que o seu texto fala sobre tudo ao mesmo tempo, ele pensará que você não é capaz de defender nenhum dos argumentos apresentados. O seu texto ficará pobre de informações, por ser muito genérico.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image.png

6) Faça um texto completo

Ao mesmo tempo em que é recomendado falar apenas o necessário, a sua redação deve estar completa. Isso significa que ela deve estar estruturada em meio, começo e fim.

Na primeira parte é apresentado o tema geral e o problema a ser enfrentado. No meio da redação, que é a maior parte, são apresentados os argumentos – um por parágrafo, por exemplo.

Na parte final da redação, por sua vez, você fará a conclusão do texto, trazendo também uma proposta de solução para o problema apresentado. Essa é uma das partes fundamentais, uma vez que representa o fechamento do texto.

Logo, podemos dizer que uma redação completa possui começo, meio e fim. Esses são os elementos indispensáveis para que o texto ganhe sentido, mesmo quando lido por diversas pessoas diferentes. 

7) Deixe o seu texto bonito

Pelas dicas acima você pode perceber que convencer o corretor depende de vários fatores. O seu texto deve possuir qualidade, isso é indispensável. Mas existem algumas formas de fazer com que você tenha ainda mais chances de brilhar.

Uma dica extra é deixar o seu texto bonito visualmente. Redações com frases muito longas, por exemplo, podem receber uma pontuação menor. 

As frases longas nem sempre apresentam erros gramaticais e de concordância, mas deixam a leitura cansativa. Dessa forma, os corretores podem acabar se perdendo durante a correção – e você será o principal prejudicado. 

Evite também os parágrafos longos, com várias linhas. Parágrafos com uma só linha também não são recomendados. Assim, você conseguirá convencer o corretor que sua redação ENEM merece 1000 pontos.

8) Use palavras de transição

As palavras de transição ajudam durante a leitura, tornando um texto muito mais suave e gostoso de ler. Elas são usadas geralmente em começo de frase. Alguns exemplos de palavras de transição: assim, depois, dessa forma, primeiro, logo, nesse sentido etc.

Conclusão

Agora você sabe como convencer o corretor de que a sua redação merece 1000 pontos. Com essas dicas você poderá otimizar ainda mais os seus estudos. Observe cada uma das estratégias acima, pois elas funcionam melhor quando são aplicadas em conjunto.

Sobre o Autor

Larissa Ataíde
Larissa Ataíde

ESPECIALISTA EM ENEM, VESTIBULARES E CONCURSOS PÚBLICOS.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.