COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NOS ESTUDOS
Muitos estudantes têm dificuldades de estudar quando estão fora do ambiente de sala de aula, e isso pode ser explicado por uma série de fatores. Entretanto, para conseguir tanto estabelecer um ambiente tranquilo quanto otimizar o seu tempo dedicado a aumentar a produtividade nos estudos, podem ser aplicadas algumas estratégias.
É importante notar o processo de aprendizagem como uma parte da vida em geral, não como uma parte isolada, uma obrigação chata. O conhecimento não ocupa espaço e possibilita apenas o crescimento. Por isso, a mudança de mentalidade quando for estudar, considerando o estudo como algo prazeroso, e não chato, pode ser uma excelente estratégia, a qual produzirá bons frutos.
A rotina e os hábitos também têm papel importante na criação de um processo de melhoria da produtividade nos estudos. Portanto, é importante notar os hábitos não saudáveis que podem prejudicar o seu rendimento.
Confira algumas dicas para aumentar a produtividade nos estudos:
Muitas ferramentas, táticas e dicas podem ser aplicadas pelos estudantes para que eles consigam aumentar a produtividade nos estudos, obtendo o máximo de seus esforços e entendendo melhor as matérias, além de conseguir fixar melhor o conteúdo em sua mente. Conheça algumas delas e aplique em sua rotina.
1 – Tenha uma alimentação equilibrada
A alimentação equilibrada é uma das principais técnicas para aumentar a produtividade nos estudos. Se você já passou por algum período em que se alimentou extremamente mal, comeu comidas cheias de gorduras ruins, muito fast food e refrigerante, sabe como o organismo responde: ele fica cansado e indisposto.
Quando você se alimenta corretamente, o organismo consegue reservar a energia específica para ser gasta nos processos de aprendizagem, além de permitir que você esteja muito mais disposto. Afinal, exercitar a mente exige tanto empenho quanto fazer exercícios físicos.
Beber bastante água também é muito importante, pois manter o organismo hidratado faz com que ele funcione mais tranquilamente, evitando o mal-estar e a sensação de desconforto que vêm com a desidratação, mesmo que leve.
2 – Faça atividades físicas e de lazer
Uma das dicas mais importantes é equilibrar os estudos com as atividades de lazer, afinal, não conseguimos aumentar a produtividade nos estudos quando estamos tristes e entediados, certo? Por isso, lembre-se sempre de estar com amigos e família divertindo-se no seu tempo livre. Isso ajuda muito na hora de dedicar-se às matérias.
Os exercícios também são extremamente importantes, pois eles ajudam a equilibrar a saúde do organismo e liberam substâncias que proporcionam o prazer e o sentimento de bem-estar.
Eles podem ser feitos conforme o seu gosto pessoal. Podem ser caminhada, vôlei, peteca, natação… Qualquer coisa que faça seu corpo se mexer e você suar (nem que seja só um pouquinho) é recomendada e pode ajudar sua saúde mental e sua disciplina na hora de estudar.
3 – Crie um cronograma para seus estudos
Criar um cronograma pode ser a estratégia mais eficiente na hora de obter maior produtividade nos estudos. Muitos alunos ficam nervosos com as semanas de prova e as obrigações que têm fora da escola, e isso é completamente normal, mas essa tensão pode ser minimizada quando existe organização.
Estabeleça todos os dias um horário para estudar, faça um cronograma no papel e marque todas as atividades que realizará ao longo da semana. Quando você tem os horários para fazer as coisas, ficará muito mais tranquilo sabendo que os seus prazos para estudar estão sempre dentro de seus limites.
4 – Faça resumos das matérias
Os resumos são ótimos para que o estudante memorize as informações adquiridas de forma prática no cérebro. Tente fazer os resumos usando sempre as suas próprias palavras como se estivesse contando uma história. A prática fará com que suas habilidades nos estudos melhorem cada vez mais.
Esse método é um dos mais utilizados por todos os estudantes que desejam melhorar e ampliar suas habilidades, pois proporciona a fixação de toda a matéria aprendida, fazendo com que consigam criar suas próprias respostas e formular seus textos com suas próprias palavras, utilizando todo o conhecimento aprendido de maneira muito mais eficiente.
5 – Estabeleça um ambiente calmo e propício para estudar
É muito importante estar em um local confortável para estudar, pois é preciso concentração e foco para conseguir aprender e revisar as matérias. Escolha um momento do dia quando ninguém estiver em casa ou, se não conseguir, peça para que seus parentes e amigos não façam barulhos que interrompam seu fluxo de pensamento.
Para obter melhor produtividade nos estudos, é fundamental que você deixe completamente de lado todos os aparelhos eletrônicos e qualquer distração que possa interromper suas atividades, pois elas distraem e prendem a atenção com o entretenimento, prejudicando o sistema de memorização e de aprendizagem.
Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo com seus amigos através dos botões de redes sociais!
0 Comentários