Como Montar um Horário de Estudo Altamente Eficaz
Não importa em qual universidade ou emprego público você pretende ingressar, montar um horário de estudo eficaz é um passo muito temido para dar início a sua batalha. Infelizmente, o assunto é motivo de muita dor de cabeça para vários estudantes e consequentemente, surgem muitas dúvidas. Entretanto, esse é o passo fundamental antes de qualquer tomada de atitude.
Os horários de estudos também podem ser chamados de cronogramas. Os cronogramas se apresentam em diversos tipos e podem ser utilizados de diversas formas. Você precisa dar importância para a criação do seu, de forma correta, pois um erro de cálculo pode comprometer toda a sua agenda de estudos e formas de absorção de conteúdo.
É por isso que, eu criei esse poderoso artigo, para ajudar você a não ficar paralisado nessa fase de preparação. Confira a seguir, o passo a passo de como montar um horário de estudo eficaz.
Conhecimentos Prévios:
Antes de montar seu cronograma, vamos entender como funciona a sua rotina diária. Pode parecer bobagem, mas é a partir disso que vamos traçar horários e quantidade de matérias que serão estudadas em cada dia.
Primeiro, observe quais funções você assume diariamente. Por exemplo: turno de trabalho, colégio, e atividades obrigatórias de cada dia. Depois disso, observe as lacunas vazias, em cada dia da semana.
Geralmente, é nesse ponto que o estudante erra, na criação do seu cronograma. Os espaços vazios de cada dia, não devem ser preenchidos com as matérias e seus respectivos horários. Eles servem apenas para você entender em quais turnos você está com tempo livre para dar conta das matérias.
Ou seja, nessa primeira fase, você deve:
- Estruturar sua rotina de estudos
- Estabelecer os seus horários de estudo
- Analisar as horas semanais disponíveis para o estudo
- Montar os horários de estudos
Mãos à obra: Monte seu Horário de Estudo
Depois de analisar o tempo livre, agora você precisa entender algo muito importante. A vida não é um filme com roteiro certo e com os acontecimentos certos a cada minuto. Muito pelo contrário, nós sabemos que, na correria dos tempos atuais, existem muitos imprevistos que podem nos pegar numa tarde calma da quarta-feira. E é a partir disso que você deve traçar o seu horário de estudo altamente eficaz.
Então, o que eu tenho que fazer? Primeiro você fará uma lista. Pegue um papel e caneta e anote de cima para baixo as matérias mais importantes para as menos importantes. Lembrando que: as matérias importantes são aquelas que mais vão ser cobradas na sua prova de vestibular ou, se você está no período escolar, as que apresentam maior dificuldade. As “menores” são aquelas que você domina ou que apresentam conteúdo leve.
Anotado isso, agora, para cada dia da semana, separe duas matérias para serem estudadas. Se você não possui o hábito de estudar frequentemente, comece colocando um horário de 1h ou 2h para estudar e revisar os conteúdos de cada uma.
Atente-se para a parte do revisar. É sempre importante que você siga esse ciclo:
LEITURA > | RESUMO > | EXERCÍCIO > | REVISÃO |
A revisão pode ser feita como um plano mental. Um plano mental é aquele que você escreve pontos curtos e importantes capazes de resumir o assunto. Você pode deixar colado em alguma parte visível do seu local de estudos e relembrar ao longo dos dias. Isso vai ajudar você a fixar a matéria estudada. Caso você precise aprender a fazer resumos de qualidade, clique aqui.
Acredite ou não, o seu cronograma já está pronto. Simples, não é verdade? Mas, mais vantajoso do que essa simplicidade, é a certeza de absorção e cumprimento do horário. Mesmo que na segunda, quando você já tinha se preparado para revisar o conteúdo de português e matemática, durante a tarde; apareça um imprevisto, você ainda pode separar 1h ou 2h vagas do seu dia para trabalhar em cima dessas matérias. Dessa forma, você não quebra o ciclo de estudos e ainda tem aproveitamento.
Porém, podemos corrigir alguns problemas recorrentes, como no caso de horários distintos durante a semana, nos finais de semana e horários diferentes de dormir. Para isso, estabeleça um maior número de períodos de rotina dominantes, ajustando até mesmo o sua hora de dormir. Já no caso dos fins de semana, mantenha agrupadas as mesmas atividades corriqueiras, ou seja, sempre priorize a rotina, mas não se esqueça de programar o seu descanso também.
Vale a pena lembrar que o cronograma é somente um facilitador para que você saiba como se organizar e como será o seu dia a dia, não se preocupando em colocar tudo perfeitamente organizado.
Nota importante: Mesmo com essa tática muito utilizada, é preciso que você se comprometa com o seu horário e objetivo. A disciplina na vida é mais importante que do que a motivação, pois é através dela que você vai obter resultados. Mesmo nos dias mais difíceis em que tudo parece conspirar contra os seus estudos e a sua aprovação, persista!
Gostou deste conteúdo? Deixe um comentário abaixo. Ficarei muito feliz em saber que eu ajudei! Caso queira fazer algo incrível para mim como forma de agradecimento, compartilhe esse conteúdo com os seus amigos e colegas nos botões de redes sociais.
Deseja aumentar radicalmente os seus resultados nos processos seletivos? Clique Aqui e descubra uma novidade que tenho para você.
Um grande abraço da Profª. Larissa Ataíde.
0 Comentários